Categories
Sem categoria

Conheça as Etapas de Compra de um Imóvel

A compra de um imóvel é uma decisão muito importante e passa por diversas etapas. Como exige bastante cuidado e atenção, resumimos para você como é o processo e esclarecemos como é cada uma das etapas. Confira!

· Pesquisa

A pesquisa que antecede a compra de um imóvel também envolve vários passos, afinal, são muitos fatores para levar em consideração: o quanto você pretende gastar, qual a melhor forma de pagamento, quais as suas prioridades e necessidades atuais e a longo prazo, qual o imóvel ideal para você e quais os documentos necessários para a transação imobiliária.

· Visitação

Você já escolheu alguns imóveis que correspondem às suas expectativas e agora vai visitá-los e conhecê-los para fazer uma avaliação. É indicado prestar atenção na estrutura e no acabamento, a fim de verificar possíveis problemas na parte elétrica e hidráulica. É nessa hora da visita, também, que você consegue verificar a distribuição de cômodos, se são ventilados e possuem iluminação solar. É importante observar o estado de conservação de tudo para evitar reformas posteriores ou mesmo arrependimento! Por isso, inclusive, vale analisar a vizinhança em diferentes dias e horários.

Após estas visitas, provavelmente, você já terá uma decisão sobre qual será seu próximo lar. A partir daí, começa todo o processo burocrático necessário para efetivar a compra.

· Documentos

Reúna seus documentos pessoais e negocie a forma de pagamento com o proprietário, construtora ou imobiliária. No geral, os meios de pagamento mais utilizados são: à vista, consórcio, financiamentos, por programa habitacional ou direto com a construtora, e crédito imobiliário.

· Contrato de Compra e Venda

Trata-se de um acordo que detalha as informações do imóvel e das partes e tudo o que foi combinado na negociação. Vale ressaltar que este contrato não garante posse definitiva do imóvel ao comprador, necessitando, para isso, da Escritura do imóvel.

· Escritura

Este é o documento público oficial que valida o que foi acordado no contrato. A Escritura é elaborada e lavrada no Cartório de Notas e é o primeiro passo para que você se torne oficialmente dono do imóvel.

· Registro

Pronto! Esta é a última etapa da compra do seu imóvel! O Registro é o documento de posse definitiva e deve ser feito num Cartório de Registro de Imóveis. Vale lembrar que antes é preciso apresentar a Escritura e só assim será possível obter o número de matrícula. Após o Registro, o imóvel é oficialmente seu!

Saiba como agilizar a compra do seu imóvel

Com certeza, quando você recebe as chaves da sua casa é um momento de muita alegria e satisfação! Conte com a Vínculo para ajudá-lo nessa conquista!

Quer agilizar a compra de seu imóvel? Procure a Vínculo Imóveis! Tenha acesso aos melhores imóveis de Uberaba e região e tenha uma negociação com segurança e tranquilidade!

Categories
Sem categoria

Saiba o que Considerar na Hora de Vender ou Alugar seu Imóvel

Você tem um imóvel disponível e está na dúvida entre vender ou alugar?

Nós vamos ajudá-lo a tomar uma decisão! Confira, a seguir, tudo o que você, como proprietário, deve considerar na hora de vender ou alugar seu imóvel!

Rendimento do aluguel

O aluguel representa uma renda mensal extra no seu orçamento, mas não significa que não haja gastos com o imóvel. Pelo contrário: o contrato de aluguel estipula algumas obrigações do proprietário, que fica responsável por alguns gastos, como reformas e reparos, no caso de vazamentos, infiltrações e outros problemas relacionados à estrutura do imóvel.

Além disso, o imóvel deve estar bem cuidado em bom estado de conservação para que seja atraente para quem deseja alugar e, talvez, seja necessário fazer algum investimento para que consiga uma boa negociação.

Valorização do imóvel

A valorização imobiliária pode ocorrer devido a diversos fatores, mas, basicamente, está relacionada à localização e a infraestrutura que ela oferece e por conta de melhorias e reformas realizadas no próprio imóvel.  Com o passar do tempo, em algumas regiões pode ocorrer aumento do comércio local e surgimento de outros empreendimentos que agregam valor à localidade.

As reformas no imóvel não só o tornam mais atraente para venda ou aluguel como também valorizam a sua propriedade. Por isso, investir em melhorias no seu imóvel pode compensar a curto, médio e longo prazos.

Realidade do mercado imobiliário

O cenário que estamos vivendo é inédito, impactando todas as áreas da economia, e com o mercado imobiliário não é diferente. Certamente, afetou o valor dos imóveis, a taxa de juros e, por consequência, as formas de pagamento. Se por um lado isso facilita a compra, por outro lado as pessoas se viram obrigadas a diminuírem gastos. Considere que em tempos bons há mais ofertas e mais investidores, facilitando as transações imobiliárias, no geral.

Condições financeiras

A primeira coisa a se pesar na balança antes de tomar a decisão de vender ou alugar um imóvel para não ter arrependimentos futuros é a parte financeira. Vale avaliar os prós e os contras de ambas as situações: enquanto o aluguel garante uma renda fixa extra mas pode contar com gastos inesperados, a venda pode representar uma boa opção para quem está apertado.

A verdade é que independente da sua decisão, há que se considerar diversos fatores e etapas do processo de venda ou de locação. E, nesse momento, é recomendável contar com um profissional ou uma imobiliária de confiança que possa ajudá-lo a analisar todas as condições e a fazer o melhor negócio para você!

Valor médio do aluguel dos imóveis

Para estabelecer o valor do aluguel, é necessário pesquisar o valor médio aplicado na região e em imóveis semelhantes, a fim de cobrar um preço compatível com o mercado e não afastar interessados com valores altos.

Vale lembrar que as localizações que possuem vasto comércio, acesso fácil a transporte e outras facilidades são mais valorizadas e garantem um valor mais alto no preço do aluguel, além de serem mais procuradas.

Vacância do imóvel

Se você pretende alugar seu imóvel, deve considerar que o tempo que ele fica vazio antes de encontrar um inquilino representa prejuízo! Isso porque essa vacância pode acarretar várias despesas ao proprietário, como arcar com o condomínio, por exemplo, entre outros gastos inesperados. Por isso, às vezes, pode ser mais interessante alugar seu imóvel por um valor menor do que deixá-lo vazio.

Agora você já sabe quais os fatores devem ser considerados antes de decidir se vai vender ou alugar seu imóvel! A verdade é que diante da importância do seu patrimônio e de suas prioridades e condições nesse momento, a melhor decisão só cabe a você!

Independentemente de sua decisão, vale a pena contar com auxílio profissional para conseguir a melhor negociação possível para você! Conte com a Vínculo Imobiliária para vender ou alugar o seu imóvel com rapidez e segurança.

Categories
Sem categoria

Morar em Casa ou Apartamento: Conheça os Prós e os Contras!

A primeira dúvida de quem pretende comprar um imóvel é entre casa ou apartamento, não é mesmo? Mas responder à pergunta “O que é melhor, casa ou apartamento?” dependerá, principalmente, de satisfazer às suas necessidades, de acordo com a sua rotina e o seu estilo de vida.

Para ajudá-lo a pensar de forma objetiva e considerar as diferenças e particularidades de cada tipo de moradia, listamos as vantagens e desvantagens de morar em casa ou em apartamento. Confira!

Casa

Veja, a seguir, os aspectos positivos e negativos a serem considerados na escolha de morar em uma casa.

Quais as vantagens de morar em casa

As principais vantagens que podemos identificar para aqueles que desejam morar em uma casa são relacionadas ao espaço, à inexistência de taxas mensais, à liberdade, autonomia e privacidade do morador.

  • Maior Espaço

Normalmente, a casa dispõe de maior espaço, principalmente no caso de casas térreas e assobradadas, que podem ter uma boa metragem, cômodos grandes, jardim e quintal. Por isso, para famílias com crianças e animais de estimação é bem mais vantajoso contar com estes espaços e usufruir de liberdade para brincar.

  • Sem taxas mensais

Geralmente, para casas, não há taxas de manutenção, com exceção daquelas que ficam em condomínios. É uma vantagem econômica! Por outro lado, se for necessário fazer obras e reparos, serão custeados exclusivamente pelo proprietário.

  • Liberdade

Diferentemente do que acontece nos condomínios, que requerem votações em assembleias e consenso coletivo para tomar decisões, em uma casa o morador pode definir as próprias regras livremente. Como consequência disso, tem mais liberdade e privacidade.

  • Autonomia

Quem mora em casa tem autonomia para decidir a respeito de manutenção, pequenos reparos, reformas e obras em sua casa, sem precisar de permissão. Consegue planejar melhor de acordo com seu orçamento e quando fazê-los, o que é outro benefício.

Além disso, é possível ampliar e construir cômodos, derrubar paredes, criar áreas de lazer, entre outras opções de obras que têm limitações em apartamentos.

  • Privacidade

Como as construções são independentes, os moradores de casas têm mais flexibilidade nos horários para fazer barulhos, sem correr o risco de ter problemas com os vizinhos.

Quais as desvantagens de morar em casa

As desvantagens para aqueles que desejam morar em uma casa são relacionadas à segurança e aos possíveis gastos extras:

  • Segurança

Por não contar com os serviços de portarias, as casas não oferecem tanta segurança quanto os apartamentos e os condomínios horizontais. Principalmente se o morador passar a maior parte do dia fora de casa, a sua residência pode ficar vulnerável e se tonar alvo de invasões e roubos. Uma forma de reduzir estes riscos é investir em sistemas de segurança, como câmeras e alarmes.

  • Gastos extras

Além desta questão de segurança, que pode representar gastos extras, quem mora em casa precisa se responsabilizar pela manutenção e possíveis reparos de sua residência. É importante ter uma reserva financeira para estas eventualidades, já que estes problemas surgem de forma inesperada e, muitas vezes, a solução não pode ser postergada.

Apartamento

Confira, a seguir, os aspectos positivos e negativos a serem considerados na escolha de quem pretende morar um apartamento.

Quais as vantagens de morar em apartamento

As principais vantagens que podemos identificar para aqueles que desejam morar em apartamento são relacionadas à segurança, à localização e às opções de lazer que são disponibilizadas ao morador.

  • Segurança

Quando a segurança é uma prioridade da maioria das pessoas, contar com portaria monitorada 24h, com controle de acesso e até outros sistemas de segurança integrados é uma vantagem significativa, principalmente para quem passa a maior parte do dia fora de casa.

  • Localização

Os condomínios de apartamentos têm sido construídos, cada vez mais, em localizações privilegiadas e atrativas, cercados por comércios, serviços, opções de lazer e com fácil acesso ao transporte público.

  • Opções de lazer

Além da localização que pode oferecer áreas de lazer próximas, os condomínios de apartamentos contam com diversas opções de lazer e diversão, como piscina, churrasqueira, playground, academia e espaços gourmet que permitem receber amigos. Principalmente para famílias com crianças, representa um lugar seguro e que facilita a socialização, sem a necessidade de deslocamento.

  • Menos preocupações

Em um apartamento, o morador sabe que a maioria dos problemas não será resolvida por ele, mas pelo síndico, como aqueles relacionados à água, energia, elevador, entre outros. Há a taxa de condomínio que prevê as manutenções mais corriqueiras, deixando os moradores livres dessas preocupações.

Quais as desvantagens de morar em apartamento

As desvantagens para aqueles que irão morar em um apartamento estão relacionadas às regras de convivência, ao espaço menor, e a ter menos privacidade e autonomia.

  • Regras de convivência

Quem quer morar em apartamento tem que saber que há diversas regras no condomínio; por um lado elas garantem seus direitos e deveres para uma boa convivência com vizinhos e, por outro lado, podem não se encaixar à sua rotina e estilo de vida. Um bom exemplo é que o morador não tem autonomia para fazer obras e manutenção no apartamento, sem passar por aprovação, além de ter horário restrito para este tipo de atividade.

  • Menor espaço

Os cômodos dos apartamentos são mais compactos, então, vale a pena verificar se o espaço disponível comporta os móveis e armários que deseja colocar. Além disso, a área de serviço pequena pode representar um problema na hora de lavar, pendurar e secar as roupas.

O morador que está acostumado a receber amigos e familiares pode se incomodar com a falta de espaço, mas, por outro lado, dispõe das áreas de lazer do condomínio.

  • Privacidade

A privacidade do morador de um apartamento pode ser consideravelmente reduzida quando as paredes são finas, permitindo que ruídos de diversos tipos se propaguem. Mesmo se não houver o problema de paredes finas, os apartamentos estão bem próximos e é preciso tomar cuidado com barulho excessivo por conta dos vizinhos, tanto laterais quanto os de baixo.

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de morar em casa ou apartamento e todos os aspectos positivos e negativos que deve considerar, pense em como é o seu dia a dia e o seu estilo de vida para escolher qual se adeque melhor às suas necessidades e tomar a melhor decisão!

Independente da sua escolha, seja casa ou apartamento, a Vínculo pode auxiliá-lo em todo o processo. Garantimos segurança e agilidade para sua negociação.

Conte com a Vínculo para buscar o melhor imóvel para você, com as melhores condições do mercado!

Categories
Sem categoria

Dicas para Comprar seu Imóvel na Planta

Comprar um imóvel na planta é o sonho da maioria das pessoas, não é mesmo? Ver os anúncios de imóveis que circulam nas redes sociais ajudam bastante a dar asas à imaginação! Mas como saber se vale a pena comprar um imóvel na planta?

Além disso, outras dúvidas cercam esta escolha, como saber como funciona o financiamento imobiliário, quais os aspectos positivos e negativos envolvidos, entre outros fatores que devem ser considerados. Para esclarecer estas questões, preparamos esse artigo explicando os cuidados, erros e dicas para comprar seu imóvel na planta. Confira!

Como funciona a compra de um apartamento na planta

De forma simples, podemos explicar a compra de um apartamento na planta assim: o comprador praticamente ajuda a incorporadora a financiar os custos da construção.

Vamos considerar, por exemplo, um apartamento de R$ 450 mil. É possível financiar um terço deste valor pelo período da construção. Então, serão R$ 150 mil de entrada e R$ 300 mil de saldo devedor, que deve ser pago após a entrega das chaves. O valor financiado é dividido entre parcelas mensais, taxas intermediárias, que podem ser trimestrais, semestrais e anuais, conforme o contrato, e uma última taxa na entrega.

Na primeira etapa, os valores são corrigidos pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), que incide mensalmente sobre as parcelas e sobre o saldo devedor, aumentando o valor final.

Na segunda etapa, quando o apartamento já está pronto, o valor restante deverá ser pago e pode ser dividido entre 200 a 300 meses. Este valor também é corrigido, o que significa que o valor total será superior a R$ 450 mil.

Comprar um apartamento na planta sai mais caro ou mais barato?

Seria mais fácil se pudéssemos ter uma regra geral, tomar a média do valor do metro quadrado do local como referência e fazer um cálculo, não é mesmo? Mas tudo depende!

O imóvel na planta pode sair mais caro ou mais barato, variando de acordo com o valor de entrada, de quanto tempo durará o financiamento e do valor das ofertas disponíveis no mercado. Com sorte, é possível achar um apartamento pronto com valor abaixo do mercado!

Vantagens e desvantagens do apartamento na planta

Confira os aspectos positivos e negativos que devem ser considerados na aquisição de um imóvel na planta:

Vantagens do apartamento na planta

Entre os aspectos positivos de um apartamento na planta, podemos considerar os seguintes como principais:

  • Ao adquirir um imóvel na planta, a entrada é parcelada pelo tempo de construção;
  • Você pode escolher diversos detalhes, como portas, azulejos, pisos, revestimentos e acabamentos;
  • É possível negociar melhores condições de preço e de pagamento conforme o andar ou a vista do apartamento, por exemplo;
  • Há sempre grande tendência de valorização do imóvel.

Desvantagens do apartamento na planta

Na compra de um apartamento na planta, há alguns riscos que você deve considerar:

  • Risco de não receber. Acontece! Por isso, é sempre indicado procurar por empreendimentos de construtoras que tem mais credibilidade no mercado e contar com a ajuda de um profissional para verificar as informações relevantes;
  • O apartamento entregue pode ser diferente do esperado e do que foi prometido nas maquetes e nas simulações;
  • O valor pode subir bastante por conta dos reajustes;
  • O tempo para pagamento é mais longo, pode durar até entre 12 e 30 anos depois da entrega.

Dicas para comprar o seu imóvel na planta com segurança

Aqui, você confere as principais dicas de organização e planejamento para comprar o seu apartamento na planta:

Organizar a vida financeira

Primeiro de tudo, é preciso ter uma vida financeira organizada e estável, para poder fazer um planejamento adequado da compra do seu imóvel. O ideal é contar com uma reserva de dinheiro, para não ser surpreendido com algum gasto extra e ficar apertado.

Considerar os reajustes e as parcelas intermediárias

O principal erro de quem compra um apartamento na planta é só considerar a parcela mensal e se prender ao valor da inicial. É preciso levar em conta os reajustes pelo INCC e as parcelas intermediárias, e conseguir enxergar o valor da dívida total. Não pensar nisso pode fazer com que você pense em desistir na entrega das chaves e queria repassar o imóvel, pois a dívida se tornou muito maior do que o esperado.

Com estas dicas, esperamos conseguir ajudá-lo no seu planejamento para comprar um imóvel!

Sabemos que os cálculos não são simples, principalmente quando relacionados a um financiamento que irá perdurar no tempo e afetar seu orçamento. Por isso, conte com a Vínculo para fazer uma simulação do seu financiamento imobiliário e buscar o seu imóvel ideal com as melhores condições do mercado, com toda a segurança e agilidade que você merece!

Categories
Sem categoria

Como Tornar seu Imóvel Mais Atrativo Para a Venda

Vender um imóvel não é exatamente uma tarefa simples ou rápida, a não ser que você conte com muita sorte! Mas é possível adotar algumas ações para ajudá-lo e facilitar a venda, como tornar o imóvel mais atrativo para os interessados. Confira!

Pequenas reformas e consertos

Uma reforma pode não parecer boa ideia para quem quer vender um imóvel, pelo gasto de tempo e, principalmente, de dinheiro. Mas, dependendo das condições do seu imóvel, pode ser necessário fazer alguns reparos e isso ainda permitirá aumentar o preço e recuperar os valores gastos. Sem contar que certamente conseguirá vender mais rápido!

Às vezes, bastam pequenos consertos para deixar uma impressão melhor e mudar a cara do seu imóvel, como lixar o chão e pintar as paredes. Sem contar que, com isso, certamente conseguirá vender mais rápido!

Sessão de fotos

Se a primeira impressão é a que fica, você tem que considerar que geralmente ela acontece por meio de fotos. A maioria das pessoas começa a procura por um imóvel pela internet e o primeiro passo é analisar as fotos.

Por isso, vale a pena se dedicar na produção da sessão de fotos, arrumando bem o seu imóvel, deixando tudo organizado, decorando o ambiente! Uma boa dica é tirar as fotos em um horário que esteja entrando luz solar, que deixará o imóvel mais convidativo e as fotos mais bonitas.

Corretor de imóveis e Imobiliária

Contar com o auxílio de um corretor de imóveis e com uma imobiliária de confiança pode ser a chave para fazer um excelente negócio, pois é o profissional que efetivamente vai fazer a venda do seu imóvel.

Visitas

A visita é um momento decisivo para quem está interessado no imóvel mas só teve a oportunidade de vê-lo por meio das fotos. É nessa hora que ele consegue se imaginar vivendo no imóvel e, portanto, decide se vai comprá-lo ou não. Por isso, você deve garantir que esta experiência seja agradável!

Mantenha o imóvel limpo e organizado, vale até mesmo esconder alguns itens pessoais para que a pessoa interessada imagine os espaços com suas próprias coisas. Ambientes com menos elementos parecem maiores!

Negociação

Chegou o momento de fechar negócio! A dica aqui é ter cuidado para não espantar seu cliente, então, considere ceder se for preciso. A principal questão dessa hora é o preço que, se estiver muito alto e fora da média aplicada no mercado, vai afastar as oportunidades de negociação. Seja flexível conforme as suas necessidades e pressa de vender o imóvel.

Nesta etapa, também é fundamental contar com um o auxílio de um corretor e de uma imobiliária de confiança. Conte com a Vínculo para vender o seu imóvel de forma rápida e simples!