Categories
Sem categoria

5 Erros que Você NÃO Deve Cometer ao Alugar um Imóvel

O primeiro erro que você NÃO pode cometer é achar que alugar um imóvel é simples ou que merece menos atenção do que comprar um imóvel! O aluguel envolve menos burocracia, mas também está condicionado à análise de diversos fatores que, se não levados em consideração, podem comprometer a sua decisão e levar a arrependimentos futuros.

Pensando nisso, listamos os 5 erros mais comuns na hora de alugar um imóvel para que você não os cometa e consiga fazer a melhor negociação.

1. Deixar de avaliar a região

Quando for visitar o imóvel para avaliá-lo e observar detalhes, não esqueça de conhecer a região e os arredores. É recomendável fazer uma pesquisa sobre a localização, descobrir informações sobre segurança, movimentação e acesso, identificando os possíveis problemas e os pontos fortes da região.

2. Não visitar o imóvel ou deixar de realizar vistorias

A melhor forma de evitar arrependimentos e prejuízos é visitando o imóvel em diferentes dias e horários, para analisá-lo em diferentes condições e fazer vistorias com o auxílio de uma imobiliária. A orientação especializada vai ajudá-lo a conferir a parte elétrica e hidráulica e apontar possíveis defeitos na estrutura, acabamentos ou instalações do imóvel, que só quem é especialista pode identificar.

3. Desconsiderar os gastos além do preço do aluguel

Para não ser surpreendido negativamente depois de fechar negócio, é essencial verificar todos os gastos que estão relacionados à locação. Fica fácil exemplificar com o caso de um apartamento: além do valor do aluguel, a taxa condominial deve ser considerada no seu orçamento, além das despesas com água, luz, gás que também podem ser individuais. E ainda vale lembrar do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que é de responsabilidade do proprietário, mas pode ser repassado ao inquilino.

4. Negociar sem contrato ou sem lê-lo

Os erros relacionados ao contrato são os mais graves para quem aluga um imóvel, afinal, o contrato deve conter tudo o que foi acertado entre as partes e, se não houver este registro, não há segurança jurídica para resolução de divergências.

Outro erro comum é assinar o contrato de locação sem fazer sua leitura, correndo o risco de concordar com definições que não sejam benéficas para você. Para evitar problemas e arrependimentos futuros, leia o contrato com atenção e não hesite em pedir sua revisão e sanar suas dúvidas antes da assinatura.

5. Dispensar a ajuda de um profissional

A sabedoria popular nos diz que “o barato sai caro” e não é à toa! Muitas pessoas preferem negociar direto com o proprietário do imóvel de seu interesse, levando em consideração que isso vai livrá-lo da burocracia e do pagamento de comissões. Mas essas vantagens podem trazer diversos problemas futuros!

Negociar um aluguel sem o auxílio de uma imobiliária de confiança ou de um corretor especializado pode fazer com que incorra em alguns destes erros que listamos e mais! Você pode se submeter a golpistas, a valores injustos, a imóveis com problemas. Ou ainda sem saber se a negociação foi feita de acordo com as leis.

Para ficar livre de preocupações e alugar um imóvel com toda a segurança e tranquilidade, entre em contato com a Vínculo Imobiliária!

Aqui, você contará com auxílio profissional e atencioso em todo o processo, desde a busca pelo imóvel ideal para você até a assinatura do contrato e entrega das chaves. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas e facilitar a parte burocrática!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *