Categories
Sem categoria

Aluguel: Quais os custos reais para o locador e para o locatário?

Geralmente, os custos das transações imobiliárias de compra e venda já são conhecidos e esperados, mas o mesmo não acontece com a locação. Por isso, se você tem um imóvel para alugar ou pretende alugar um imóvel, é recomendável estar informado a respeito destes custos para não ser pego de surpresa e poder incluí-los no seu planejamento.

A seguir, confira quais os custos reais do aluguel para o locador e para o locatário.

Quais os custos do aluguel para o locatário?

Além dos valores do aluguel, condomínio e IPTU, existem outras despesas que devem ser consideradas antes de fechar negócio:

Seguro e Garantias Locatícias

Para assegurar o pagamento do aluguel e a conservação do imóvel, todo Contrato de Locação conta com um seguro e outras garantias locatícias, como fiador ou seguro fiança. Outras opções são a caução em bens, que tem o custo do registro, caução em dinheiro ou caução em título de capitalização. O pagamento do seguro incêndio é obrigatório, como garantia para cobrir possíveis danos causados pelo fogo e auxiliar nas medidas preventivas contra incêndios.

Conservação do Imóvel

O Contrato de Locação exige que o imóvel seja devolvido nas mesmas condições de conservação definidas no documento. É necessário considerar que o uso diário causa pequenos danos que devem ser reparados antes que se agravem. Por isso, esse custo de manutenção, conservação e pequenos reparos deve fazer parte do orçamento mensal.

Registro Imobiliário

O Registro Imobiliário é normalmente realizado para compra e venda, mas pode ser feito para locação, como medida de segurança, para resguardar os direitos e ter uma proteção legal, tanto para locador quanto para locatário. O valor do registro é baseado no valor total do contrato (custo do aluguel vezes o prazo total) e as taxas e emolumentos variam de acordo com o estado, com o tipo de imóvel e o valor do contrato.

Quais os custos do aluguel para o locador?

O locador também precisa considerar alguns custos. Confira quais são eles:

Imposto de renda

Os ganhos com o aluguel são tributáveis e devem ser declarados no IR. Quando este valor é superior ao teto do IR, o recolhimento do imposto deve ser mensal.

Reparos e manutenção do imóvel

Enquanto o locatário é responsável pela manutenção e pelos reparos causados pelo uso (e mau uso), o proprietário deve cuidar das questões estruturais ou causadas pelo tempo, como fazer a manutenção da rede elétrica e hidráulica.

Honorário da imobiliária

O proprietário paga um valor à imobiliária ou ao corretor, que fica responsável pela administração do imóvel e do contrato, por toda a parte burocrática e realiza a cobrança do aluguel.

Ao definir o valor do aluguel do imóvel, o locador deve descontar o honorário da imobiliária e o imposto de renda. Assim, já sabe exatamente o valor que receberá pela locação. Além disso, uma boa dica é guardar mensalmente uma porcentagem do valor para pagar as manutenções.

Como se planejar para os custos da transação imobiliária?

Sabendo quais os custos relacionados à locação de um imóvel você consegue se planejar melhor para isso, prever todos os custos e tem mais segurança para fechar negócio, não é mesmo? Conseguir fazer um planejamento financeiro detalhado minimiza os riscos de não conseguir arcar com os seus deveres, seja como locador ou locatário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *