Você que é proprietário e está pensando em vender ou alugar o seu imóvel tem dúvidas sobre a documentação, os impostos, o preço de venda, ou outros itens? Para auxiliá-lo e tirar as suas dúvidas, fizemos uma análise de tudo o que você precisa saber para comercializar um imóvel:
1. Verifique a Documentação do Imóvel
O primeiro passo é verificar a situação documental do imóvel com relação a diversos órgãos e os seguintes documentos:
- Certidão de dados cadastrais (IPTU): Este documento verifica os dados do imóvel junto à Prefeitura;
- Matrícula atualizada do imóvel: Este documento contém todas as informações transacionais do imóvel, como se ele foi financiado, qual a metragem, vagas de garagem, se já foi vendido e quantas vezes, etc.;
- Negativa de débitos de IPTU: Este documento é uma certidão que comprova se ainda existem débitos do imóvel em aberto com relação ao imposto da prefeitura;
- Negativa de débitos do condomínio: Este documento é uma certidão que garante que o imóvel está em dia com as despesas e pagamentos de condomínio.
2. Verifique a Documentação do Proprietário
O segundo passo é verificar os seguintes documentos do proprietário do imóvel, para que a negociação ocorra de maneira segura:
- Identidade e CPF do proprietário e do cônjuge, quando houver;
- Certidão de nascimento (quando solteiro) ou Certidão de casamento (quando casado);
- Certidão de Interdição e Tutela;
- Certidões judiciais no âmbito municipal, estadual e federal.
3. Realize uma Avaliação do Imóvel
Para definir o preço adequado do imóvel, o ideal é ter auxílio de um profissional do setor ou de uma imobiliária. Eles têm os conhecimentos necessários sobre o mercado e conseguirão avaliar seu imóvel, considerando diversos fatores, como:
- Valor do metro quadrado da região;
- Preço médio praticado em imóveis próximos e/ou semelhantes;
- Área total do imóvel;
- Qualidade da construção;
- Estado de conservação;
- Tendência de valorização ou desvalorização da região.
4. Cause Boa Impressão com Fotos
Fotos são, geralmente, o primeiro “contato” dos interessados com o imóvel. É a melhor maneira de atraí-los e também de mostrar o imóvel. Para causar aquela primeira boa impressão, o imóvel deve estar em excelentes condições e você deve atentar para diversos detalhes:
- Demostre todos os ambientes de forma organizada;
- Prefira ângulos que demonstrem o ambiente completo;
- Evite tirar fotos que mostrem desorganização e espaços desarrumados.
5. Agilize as Visitas
É importante considerar que os interessados desejam visitar o imóvel, mas tem um tempo restrito na rotina para isso. Então, é um diferencial que o retorno e o atendimentos a eles sejam feitos com agilidade. Isso contará para que a negociação seja mais rápida também!