Categories
Sem categoria

Não tem Fiador? Saiba o que Fazer!

O aluguel de um imóvel envolve cumprir com as exigências do proprietário, incluindo oferecer garantias de que o pagamento será efetuado conforme o combinado. O modo de garantia mais conhecido e mais utilizado é o fiador, um terceiro que é envolvido a fim de atestar a boa-fé do locatário e se responsabilizar por cobrir o pagamento no caso de inadimplência.

Este modo de garantia não apresenta nenhum custo nem ao inquilino e nem ao proprietário do imóvel, porém, não é uma tarefa fácil conseguir um fiador. Este terceiro também tem que cumprir algumas exigências, como ser proprietário de um imóvel quitado e possuir renda igual ou superior a 3 vezes o valor do aluguel, comprovadamente.

Se você não tem um fiador, saiba que há outras opções viáveis de garantia da locação, confira:

· Seguro-fiança: Também é uma garantia bastante utilizada e que tem sido cada vez mais difundida. É semelhante ao funcionamento do seguro de um veículo, já que uma seguradora é contratada a fim de realizar as coberturas de cada parte.

· Depósito-caução: Este tipo de garantia exige que o inquilino disponha de uma quantia de 3 vezes o valor do aluguel, a qual deve ser depositada e servirá como uma segurança ao proprietário, em caso de problemas no pagamento do aluguel no decorrer do período de locação. Ao final do contrato, o valor é devolvido ao inquilino.

· Cessão fiduciária: Esta é a garantia menos conhecida e consiste em utilizar um fundo de investimento financeiro como garantia da locação. O fundo fica subordinado à tutela da Comissão de Valores Mobiliários que o administra e fica responsável por transferir o valor para saldar a dívida, no caso de inadimplência do inquilino. Além do fundo de investimento, existe a possibilidade de adquirir um título de capitalização para servir como garantia de aluguel.

Gostou das nossas dicas?

Agora que você já conhece todas as opções de garantia da locação, está pronto para procurar o imóvel ideal para alugar? A Vínculo está pronta para ajudá-lo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *