Juros mais baixos sempre movimentam o setor imobiliário e, com a crise econômica motivada pela COVID-19, a Taxa Selic vem apresentando a maior baixa da história, atingindo uma marca jamais registrada.
Para quem vai comprar um imóvel, isso significa que, quanto menor é a tarifa, maior as chances de ter o seu financiamento aceito.
Como funciona a Taxa Selic
O que traz o controle dos juros no Brasil é Taxa Selic – Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É uma taxa básica de juros, na qual todos os bancos do Brasil de baseiam.
É utilizada para definir diversos aspectos importantes da nossa economia, como os valores dos juros, rotativo, cartão de crédito, rendimentos de investimentos de renda fixa, empréstimos pessoais, além do financiamento imobiliário e dos títulos de investimento ou letras de crédito, utilizadas para o setor imobiliário.
Basicamente, quanto menor a taxa Selic, menor o valor dos serviços financeiros.
Quais são os setores que sofrem impactos
Diversos setores possuem valores definidos pela Selic: câmbio, crédito, investimentos, setor produtivo e até mesmo a inflação. Com diferentes resultados, determinados nichos pedem atenção e demonstram melhor momento. Investimentos e crédito, por exemplo, podem trazer uma grande rentabilidade graças à baixa da taxa.
Taxa Selic e a Compra de Imóvel
A Taxa Selic impacta diretamente no valor de um imóvel. É fato que é um bom momento para aquisição, independentemente da maneira escolhida – seja à vista ou parcelado, os reflexos serão juros baixos e melhores condições. Com diversas opções de financiamento, é possível encontrar aquele que está adequado às condições e valores do imóvel escolhido.
Entenda a situação atual
Mediante ao atual cenário, é recomendável que quem tiver oportunidade, aproveite a situação e a taxa baixa para investir! É uma negociação positiva e que acarretará mais lucratividade a longo prazo.
Conte conosco para achar o seu imóvel ideal, com as melhores condições e aproveitar esta época para investir!